caro diário

plantas, plantas EVERYWHERE!

nessa semana que passou consegui organizar melhor a sala. instalei novamente os ganchos da rede – que inicialmente ia para a varanda mas foi redirecionada para a sala para dar espaço para prateleiras.

20170801_125402

prateleira e caixote fixados na parede da varanda para abrir espaço. logo vou instalar outra prateleira e levar essa estante de madeira para a área de serviço.

a disposição da sala do apartamento novo é diferente mas a solução que encontrei ficou boa e não irá atrapalhar o futuro sofá.

20170806_184850

rede na sala: qualidade de vida ❤

também dei continuidade na escolha e preparo dos pontos onde posso fixar minhas plantas no teto. é uma solução simples e que serve para casos de:

  • espaços pequenos
  • plantas pendentes
  • lares com animais de estimação

no caso daqui de casa, todas as alternativas se aplicam, mas tu não precisas de nenhuma delas para pendurar plantas no teto, que costuma ser um espaço muito, mas muito subaproveitado. vais precisas de poucos materiais e um mínimo de prática com uma furadeira.

materiais:

20170806_085201

20170806_085416

existem algumas variedades  de tamanhos e cores de correntes no mercado. essa branca é ideal para ir virando o vaso sem precisar tirar a corrente do gancho.

  • gancho(s) com bucha(s) – uso gancho um branco de bucha tamanho 6 que vende na Leroy Merlin
  • furadeira elétrica – recomendo um modelo que tenha modo martelete
  • jogo de brocas para alvenaria
  • correntes ou cabos
  • escada
  • trena e lápis – para marcar a área escolhida
  • fita crepe – um pedacinho só para colocar por cima da marcação
  • martelo de borracha
  • vaso(s) de planta escolhido(s) para pendurar

também é uma boa usar óculos de proteção, porque como vais furar o teto é certo que vai cair pó por cima de ti enquanto executas o serviço. como alternativa, dá para “anexar” na furadeira com fita crepe um saquinho de papel ou plástico para coletar o grosso da poeira.

é importante conhecer minimamente a planta que queres pendurar bem como os pontos de incidência solar e áreas de luminosidade do cômodo onde vais instalar os ganchos. por exemplo: colocar uma samambaia numa área de incidência solar direta não vai dar muito certo.

modo de fazer:

  1. escolhida a área, faz a marcação do ponto. também é importante observar o “diâmetro” do vaso e da planta para não furar muito próximo da parede e parte da planta ficar amassada.
  2. use um pedaço de fita crepe por cima da marcação. costumo fazer isso tanto para colocação de pregos como para buchas e parafusos.
  3. hora de furar o teto. uma boa dica é usar uma ou duas brocas menores antes de usar a broca do tamanho da bucha. isso é bom para ter uma ideia do que a parede – ou o teto são feitos. se houver muita resistência com a furadeira no modo de perfuração aí vire a chave da furadeira para o modo martelete.
  4. use o martelo de borracha para colocar a bucha no lugar e em seguida instale o gancho.
  5. prepare o vaso para pendurar. geralmente plantas pendentes vêm em cuias com pratos embutidos de plástico, o que é ideal para pendurar. essas cuias costumam também vir com um gancho plástico. a cuia tu podes “esconder” com um cachepô de crochê, mas o gancho sempre troco por corrente ou por cabos de aço. a vantagem dos cabos é que conferem um visual mais clean e a das correntes é que podes customizar a altura delas. no final, fica ao gosto do freguês.

taí uma mudança rápida e bonita!

20170806_090028

os mesmos ganchos que usei para o teto usei na varanda. nesse caso tem que usar um jogo de brocas para madeira ao invés das de alvenaria.

20170806_083035

instalei essa suculenta na sala na sexta-feira (a marcação já estava no teto praticamente desde que mudei) e ela já foi para o teto com os cabos.

 

20170806_083120

cabos instalados na nepeta variegata também.

20170719_083246

a hera no cantinho da sala. logo vou trocar essas correntes por cabos, como fiz com os outros vasos.

20170806_082825

a samambaia (americana) que veio para casa na quinta-feira passada. já quero outras variedades 🙂

 

 

 

Advertisements
Standard

One thought on “plantas, plantas EVERYWHERE!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s